Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Influenza
Início do conteúdo da página

Influenza

Publicado: Terça, 08 de Março de 2016, 21h22 | Última atualização em Sexta, 09 de Novembro de 2018, 17h38 | Acessos: 75318

Influenza, comumente conhecida como gripe, é uma doença viral febril, aguda, geralmente benigna e autolimitada. Frequentemente é caracterizada por início abrupto dos sintomas, que são predominantemente sistêmicos, incluindo febre, calafrios, tremores, dor de cabeça, mialgia e anorexia, assim como sintomas respiratórios com tosse seca, dor de garganta e coriza. A infecção geralmente dura 1 semana e com os sintomas sistêmicos persistindo por alguns dias, sendo a febre o mais importante.

Os vírus influenza são transmitidos facilmente por aerossóis produzidos por pessoas infectadas ao tossir ou espirrar. Existem 3 tipos de vírus influenza: A, B e C. O vírus influenza C causa apenas infecções respiratórias brandas, não possui impacto na saúde pública e não está relacionado com epidemias. O vírus influenza A e B são responsáveis por epidemias sazonais, sendo o vírus influenza A responsável pelas grandes pandemias. Os vírus influenza A são ainda classificados em subtipos de acordo com as proteínas de superfície, hemaglutinina (HA ou H) e neuraminidase (NA ou N). Dentre os subtipos de vírus influenza A, os subtipos A(H1N1) e A(H3N2) circulam atualmente em humanos. Alguns vírus influenza A de origem aviária também podem infectar humanos causando doença grave, como no caso do A (H7N9).

Algumas pessoas, como idosos, crianças novas, gestantes e pessoas com alguma comorbidade possuem um risco maior de desenvolver complicações devido à influenza. A melhor maneira se prevenir contra a influenza sazonal é se vacinar todo ano.

Maiores informações sobre o sistema podem ser obtidas no link: Sinan Influenza

Sistema disponível em: www.saude.gov.br/influenza

 

 Mais informações sobre Influenza

 

Instrumentos para registro e análise

 

 Ficha de notificação/investigação

 Dicionário de Dados

 

Dados epidemiológicos e estatísticas

 

Tabulações de dados


CONTATO

Coordenação-Geral de Doenças Transmissíveis - CGDT/DEVIT/SVS/MS
SRTVN 701, Via W5 Norte, Ed. PO 700, 6ª andar - Brasília/DF. CEP: 70.723-040

E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.
Telefone: (61) 3213-3415

registrado em:
Fim do conteúdo da página